NFTS NO INSTAGRAM em 2022

por | out 7, 2022 | Redes Sociais

A CHEGADA DOS NFTS NO INSTAGRAM

Os NFTs já não são mais novidade. Eleita como a palavra do ano de 2021, os tokens não-fungíveis (no inglês non-fungible tokens) se popularizaram de tal forma que já não causam mais grandes surpresas. Não se pode dizer o mesmo do mercado e aplicações desses itens, que acaba de ganhar mais um espaço: o Instagram.

Foi em maio deste ano que a Meta anunciou o começo dos testes de NFTs na plataforma. O passo seguinte foi dado no início de agosto, quando expandiram a disponibilidade para mais de 100 países, incluindo o Brasil.

Desde então, no perfil do usuário, a aba de publicações, reels, filtros e marcações ganhou mais um espacinho: um pequeno hexágono com um check em seu interior, dedicado às NFTs.

 

COMO VAI FUNCIONAR?

O funcionamento do recurso será através da conexão entre a carteira digital do usuário e seu perfil do Instagram.
De maneira similar a uma vitrine, a pessoa poderá escolher quais NFTs gostaria de compartilhar em sua rede.
Assim que for publicado, ele poderá ser visualizado no perfil, assim como as outras informações públicas, a descrição ou certificação de autenticidade. O novo item também conta com um tratamento de imagem diferenciado e informações técnicas sobre o produto.

PARA QUE SERVE?

Além da função de mostruário, essa nova funcionalidade abre possibilidade para diversas outras aplicações.

Um exemplo é a garantia de exclusividade para os “token holders” (pessoas detentoras do colecionável), como acesso a eventos, aquisição de produtos e serviços, programas de relacionamento, entre outros. Nesses casos, a NFT serve como um documento ou ingresso que garante acesso a atividades específicas.

Conectada a plataforma do Instagram, os processos de verificação envolvidos nessas modalidades de negócio são bem simplificados.

Em relação às vendas diretas, ainda não se sabe se a plataforma pretende ter um sistema de coleções ou um marketplace para comércio dos itens. O que se espera, porém, é que a funcionalidade sirva por si só como uma forma de divulgação e aumento do alcance para artistas e colecionadores.

 

NFTS no Instagram, OS DESAFIOS!

Um ponto questionado por especialistas é a implementação dessa função justamente em um momento de crise das NFTs.

Após atingir o pico em novembro de 2021, as vendas de NFT seguiram bem abaixo das expectativas. No mês de julho, por exemplo, as vendas chegaram a somente US$ 1 bilhão (R$ 5,19 bilhões), representando a maior queda desde junho de 2021. As vendas no OpenSea, o maior mercado de NFT do mundo, caíram 79% de maio a julho, acompanhado da demissão de 20% de sua equipe nos últimos meses. Segundo uma pesquisa da Dune Analytics, a queda nas vendas de NFTs foi de 97%.

 

Publicação sobre a crise do NFT

Entretanto, não podemos simplificar: especialistas divergem a respeito dessa crise. De acordo com o site Statista, existiam cerca de 81 milhões de usuários de carteiras blockchain em todo o mundo em fevereiro de 2022, acima dos cerca de 69 milhões um ano antes. O número segue em ascensão, assim como a receptividade do público.

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Empresas dos mais variados setores já adotaram e continuam adotando estratégias de branding utilizando NFTs no instagram (Instagram Nfts) para se conectarem com clientes. Grandes grifes como a Balenciaga, festivais de música como o Coachella, restaurantes como o McDonalds e o Burger King, diversos são os cases envolvendo o uso de NFTs .

Entre as redes sociais, o Instagram não é o único a aderir à novidade. No início do ano, o Twitter passou a permitir a integração de NFTs para fotos de perfil. O Reddit, que já estava no espaço NFT há mais de um ano, anunciou em julho de 2022, um mercado para NFTs de preço fixo, anunciado como “avatares colecionáveis”. Resta saber se a ação do Instagram vai se estender também para outras redes, como o Facebook.

 

O FUTURO DO METAVERSO

Ainda não podemos concluir os desenrolares desse acontecimento, mas o fato é que, uma medida desse porte por parte da Meta, empresa detentora de um Metaverso é, sem dúvidas, um grande marco para o futuro do Metaverso e da Web3.

Ao permitir a integração de carteiras digitais e a exibição de NFTs no Instagram ou em sua plataforma, o Instagram leva a Web3 para o grande público, expandindo essas tecnologias a uma escala massificada, tanto de conhecimento como aplicação. Essa jornada de educação dos usuários possibilitará a familiarização de mais pessoas com a tecnologia, demandando novos produtos, serviços, soluções e experiências integradas. No longo prazo, enxerga-se a criação de novos negócios, ativações de marca e relacionamentos mais profundos com os clientes.

 

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