Novas atualizações do Instagram: o que muda em 2022?

por | fev 23, 2022 | Sobre MKT Digital | 0 Comentários

Se você está entre os 4,2 bilhões de usuários que usam as redes sociais, você já sabe que o Instagram tem suas funções atualizadas frequentemente. Nesse blog post vou te contar como essas atualizações funcionam na prática.

O ano de 2022 chegou com muitas promessas relacionadas ao mercado do marketing digital. E neste momento, o Instagram se mantém como uma das plataformas mais destacadas. Isto porque o head da plataforma, Adam Mosseri, publicou sobre diversas atualizações que veremos na rede social este ano.

Como sabemos, as atualizações do Instagram sempre trazem novidades que podem, e devem, ser incorporadas no planejamento de marketing das empresas. Por isso, é fundamental acompanhar as novas tendências dessa rede social.

Quer saber dos detalhes? Então, separa o seu bloquinho de notas para anotar tudo, porque dessa vez a equipe do Mark Zuckerberg preparou alterações importantes na plataforma!

Três opções de feed

Hoje, o feed do Instagram é organizado por meio de algoritmos que mostram para o usuário publicações personalizadas baseadas nos perfis seguidos e nas recomendações da plataforma.

Contudo, uma das novas atualizações do Instagram para 2022 é a inclusão de três formatos diferentes de feed para a escolha do usuário: Home, Favoritos e Seguindo.

Embora ainda não haja uma data oficial para a mudança, algumas pessoas já foram escolhidas para testar a novidade. Até o final do primeiro semestre, a atualização já deve estar disponível para todos.

Assim, a partir dos próximos meses, os novos modelos de feed do Instagram serão:

Home

O modo Home é parecido com o que conhecemos hoje. No geral, ele continua baseado nas escolhas do algoritmo para cada usuário.

Dessa forma, o Instagram irá apresentar o feed com a seleção de postagens que ele entende ser mais relevante de acordo com os perfis que o usuário segue e interage. 

Favoritos

Neste modo, o usuário verá todas as publicações das contas que ele definiu como favoritas no Instagram.

Essa é uma ótima opção para quem está interessado em ver apenas as postagens dos amigos mais próximos ou dos criadores de conteúdo que acompanha com frequência.

Seguindo

No “Seguindo”, o Instagram retorna às origens e volta a mostrar as publicações dos perfis que você segue em ordem cronológica. Ou seja, das mais recentes para as mais antigas.

Quando foi criado, em 2010, este era o modo de funcionamento da plataforma. O topo da linha do tempo era sempre da publicação mais recente entre as pessoas que você seguia. 

Depois de 6 anos, a rede passou a adotar o feed por engajamento. Na época, a decisão gerou polêmica entre os usuários.

Agora, a volta ao feed cronológico representa uma experiência mais orgânica do usuário na plataforma, com menos influência dos algoritmos do grupo Meta

Mas como funciona o algoritmo do Instagram?

O shade de quem utiliza da plataforma profissionalmente.

Falamos muito sobre o algoritmo nas novas atualizações do Instagram, mas a verdade é que nem todo mundo sabe como ele realmente influencia no feed da plataforma. Por isso, vou te contar algumas informações valiosas:

O algoritmo do Instagram procura identificar as publicações das pessoas que os usuários mais interagem para exibir primeiro no feed.

Depois disso, a inteligência artificial (IA) analisa uma série de critérios para definir quais conteúdos aparecerão em seguida:

  • informações sobre a postagem: dados como número de curtidas, comentários, salvamentos, localização e horário;
  • informações sobre o produtor: análise das suas últimas interações com o perfil que publicou o conteúdo;
  • atividades do usuário: uso de IA para identificar os interesses do perfil e classificar qual conteúdo deve ser priorizado. 

 

Outra atualização que já aconteceu em 2022, foi poder adicionar um vídeo já gravado e editado no formato LIVE. Muitas figuras públicas aderiram a campanhas de lançamento neste formato como uma das estratégias. 

Aqui na Blinmy, somos apaixonados por inovações tecnológicas que nos possibilitam expandir o nosso repertório e a maneira como desenvolvemos novas estratégias de marketing. 

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